segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Piada sem graça


Última rodada do Campeonato Brasileiro-2013 e último jogo oficial para fechar meu calendário. Nada melhor do que ir ao Canindé para acompanhar uma partida da Portuguesa, que (ainda) não corria risco de rebaixamento, contra o Grêmio, já classificado para a Libertadores. O que meus amigos e eu jamais imaginariam era que estávamos prestes a testemunhar um momento histórico - infelizmente, negativo para a equipe rubro-verde.

Antes de me acomodar nas arquibancadas do Canindé, aproveitei para degustar um lanche honesto e pegar alguns souvenires que o pessoal da Lusa estava distribuindo. Devidamente preparado, encontrei os amigos Fernando, Milton e Paulo prontos para assistir ao pontapé inicial. Como de costume, ganhamos a companhia do Cosme  quando a pelota já rolava pelo gramado.

Portuguesa e Grêmio fizeram um jogo daqueles indicados para curar insônia. Um 0 a 0 modorrento se desenhava por ali e nossa preocupação, que já era grande, ficou quase completamente voltada para os demais resultados da rodada. As atenções, como não poderia ser diferente, ficaram para as situações de Fluminense e Vasco, maiores ameaçados pela degola. Para mim, ainda pintou a oportunidade de pegar o ingresso da foto, esquecido por um torcedor.

O jogo se arrastava no Canindé e um detalhe passou batido por todos: a entrada de Héverton a cerca de 15 minutos do fim da partida. A entrada do meia da Lusa, que não mudou em nada o panorama da peleja, mais tarde se revelaria como o maior vacilo que a Portuguesa deu em todo o Brasileiro. O 0 a 0 se confirmou no placar, Fluminense e Vasco foram rebaixados e tudo estaria perfeito se não fosse uma questão: Héverton nem deveria estar no banco de reservas.

A escalação irregular do jogador causou a perda de quatro pontos à Portuguesa, que entrou para o grupo dos rebaixados à Série B. O Fluminense se safou de disputar a Segundona em 2014. E todo aquele momento de alegria visto no fim do jogo do Canindé se transformou em ira, lágrimas e protesto.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Uma final histórica


Nada melhor do que iniciar este blog sobre ingressos com uma das partidas mais espetaculares de 2013: a decisão da Copa Sul-Americana.

Foi uma noite histórica para a Ponte Preta. Quem duvidava que o clube de Campinas seria capaz de lotar o Pacaembu deve ter se surpreendido com o que viu no estádio paulistano. Quase 30 mil torcedores presenciaram a partida, que terminou empatada por 1 a 1.

O jogo, claro, teve outros ingredientes que fizeram dele um evento histórico. Provavelmente nunca mais veremos uma decisão de um torneio sul-americano tão alternativa quanto esta. A torcida da Macaca empurrou o time o tempo todo, provando que a paixão por um clube não se pode medir em meros quilômetros de distância entre duas cidades.

Ao término da partida, uma cena que dificilmente sairá da mente: incontáveis ônibus tomando a praça Charles Miller, com torcedores até no teto dos coletivos. Sem dúvida, um momento inesquecível para mim e para os amigos Fernando Martinez (do excelente e mais do que recomendado site Jogos Perdidos) e Matheus Trunk, igualmente emocionados com tal cena.




Sejam bem-vindos!

Olá a todos os amigos!

Há algum tempo, gostaria de compartilhar com vocês um pedaço da minha paixão pelo futebol. Assim como muitos fanáticos, sempre procuro guardar alguma recordação de quando vou a um estádio e prestigio uma partida. Foi assim, de forma despretensiosa, que comecei minha coleção de ingressos de futebol.

Os amigos mais próximos até brincam com minha facilidade de encontrar ingressos perdidos pelas arquibancadas. Um deles até me chama de "Ricardo Caça-Ingresso", em alusão ao folclórico atacante Flávio Caça-Rato. Quando me dei conta, já estava com um acervo com mais de 100 ingressos.

Daí surgiu a ideia de montar este blog, como forma de contar a história destes jogos a partir dos bilhetes da minha coleção. E, claro, abrir um espaço para trocar ingressos com outros colecionadores. Se algum amigo também quiser me ceder algum bilhete que estiver sobrando e não fará falta, aceitarei de coração, hehehe!

Espero que se divirtam e apreciem sem moderação.

Um abraço a todos,

Espina.