segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Briga de 'irmãos' e pênaltis emocionantes


Após um breve período de descanso, cá estou novamente para contar a história de mais um jogo a partir de um ingresso. Desta vez, um duelo que reuniu bizarrice e emoção pela semifinal da Copa Paulista-2013.

Vamos começar do começo. O jogo em questão foi o segundo duelo entre Audax e Grêmio Osasco, disputado no estádio Nicolau Alayon. Seria mais uma partida comum e esquecida pela grande mídia, mas um fato chamou a atenção. Poucos dias antes do confronto, o Grêmio Osasco fechou a compra do Audax, o que deixava um cheiro estranho no ar nesta semifinal.

No primeiro jogo, vitória do time osasquense por 1 a 0 na Rua Javari. O clima para a partida de volta era de dúvida: haveria um jogo de compadres? Na entrada do estádio do Nacional, já se podia notar uma diferença: os ingressos estavam sendo distribuídos ali, de graça, para quem quisesse. Consegui guardar o meu com o canhoto, como se pode ver na foto – o que o torna ainda mais especial.

As especulações aumentavam à medida em que o horário do jogo se aproximava. O campeão da Copa Paulista tem vaga assegurada na Copa do Brasil do ano seguinte. Ou seja, pouco importava quem vencesse ali no Nicolau Alayon: a certeza era de que um time da “família” estaria na grande decisão. Quando a bola rolou, o Audax foi superior e venceu pelo justo placar de 1 a 0. A vantagem só não foi maior graças às defesas de Yamada, aquele mesmo goleiro que passou pelo Corinthians.

A vaga para a final foi decidida nos pênaltis. E foi aí que presenciei uma das mais emocionantes disputas deste tipo. O Grêmio Osasco abriu uma vantagem de 3 a 1, com Yamada pegando duas cobranças. A reação do Audax teve o goleiro Felipe Alves como protagonista: ele também pegou dois pênaltis e a briga ficou novamente empatada.


Após uma longa série de cobranças, era chegada a hora de cada goleiro também chutar. Felipe Alves, com categoria, marcou; Yamada passou de herói a vilão ao bater para fora. Festa do Audax, vencedor por 8 a 7 e finalista da Copa Paulista pelo segundo ano consecutivo. E mais uma bela partida acompanhada com os amigos Fernando, Milton, Luiz e Cosme.

Um comentário: